Nossa Senhora do Rosário

 

As aparições em que ela pediu para rezá-lo e mudar o mundo


Créditos: Youtube / Gisela Giraldo

A Virgem do Rosário apareceu em várias ocasiões e em cada uma delas nos exortou a rezar o rosário. E o motivo é que ele tem um poder imenso para transformar o mundo!

Em uma sociedade que cada vez mais se afasta de Cristo e do Evangelho, Nossa Mãe volta a nos recordar um “segredo” simples e eficaz para combater o mal: rezar o rosário.

Sem contar as inumeráveis aparições marianas que se reclamam como legítimas, existem seis revelações reconhecidas pela Igreja, em que a Virgem nos lembra o poder que tem a oração do rosário.

Nossa Senhora do Rosário: as aparições em que pediu para rezá-lo e mudar o mundo:

Aparição a São Domingos de Gusmão

Esta é a primeira das aparições, na qual a Virgem ensinou a São Domingos como devia rezar o rosário e a que lhe deu o título de devoção. Este santo havia ido à capela rezar, pedindo auxílio de Nossa Senhora diante do avanço das heresias cátara e albigense.

A Virgem lhe apareceu na capela, com um rosário na mão e lhe ensinou a rezá-lo. Além disso, mandou-o espalhar pelo mundo e veria como os pecadores se converteriam e obteriam abundantes graças.

As promessas reveladas ao beato Alano della Rupe

No século XV, dois séculos depois da aparição a São Domingos, a devoção ao rosário começou a diminuir. Então a Virgem do Rosário apareceu ao beato Alano della Rupe e lhe pediu que revivesse esta devoção.

Foi a este beato que ela comunicou as 15 promessas do Santo Rosário. Entre elas, disse que a oração seria um fortíssimo escudo de defesa contra o inferno, e que destruiria os vícios, liberaria dos pecados e exterminaria as heresias.

Nossa Senhora de Lourdes

Nesta célebre aparição, a Virgem Maria se manifestou levando o rosário na mão. Isto já é uma declaração sobre sua importância, mas também disse a Santa Bernadette: “roga a Deus pelos pecadores! Beija a terra em penitência pelos pecadores”. Rezar o rosário e fazer penitência é uma forma eficaz de combater o mal do mundo.

Santa Bernardette relata: “Então coloquei a mão no bolso e tirei o rosário… A Senhora pegou o rosário que tinha em suas mãos e fez o sinal da cruz… Me ajoelhei e rezei o rosário na presença da linda Senhora. Ela passava as contas do seu rosário entre os dedos, mas sem mover os lábios. Somente ao final de cada dezena repetia comigo o Glória”.

Nossa Senhora de Fátima

A Virgem de Fátima apareceu aos pastorinhos em 1917, no contexto da Primeira Guerra Mundial. Mas além das promessas sobre o seu Imaculado Coração, Maria pediu insistentemente que rezassem o rosário.

Na terceira aparição, ocorrida em 13 de julho, Nossa Mãe disse a Lúcia: “Eu quero que continues rezando o rosário todos os dias, em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz no mundo o fim da guerra, porque só Ela pode te ajudar”.

Na última aparição, em 13 de outubro de 1917, a Virgem lhes disse: “Eu sou a Virgem do Rosário. Continuem sempre rezando o rosário todos os dias. A guerra terá fim e os soldados logo regressarão para suas casas”. A guerra terminou no ano seguinte.

Nossa Senhora de Akita

A aparição a Ir. Agnes Sasagawa no Japão em 1973. Nesta manifestação sobrenatural reconhecida pela Igreja, uma imagem da Virgem Maria chorou 101 vezes durante quase seis anos e suou sangue.

Nas mensagens, Nossa Mãe disse à irmã Anges: “Como te disse, se os homens não se arrependerem e melhorarem, o Pai inflingirá um terrível castigo a toda a humanidade. Será um castigo maior que o dilúvio, tal como nunca se viu antes. Cairá fogo do céu e eliminará grande parte da humanidade, tanto os bons quanto os maus, sem fazer distinção nem de sacerdotes nem fiéis”.

E ainda: “Os sobreviventes se encontrarão tão desolados que invejarão os mortos. As únicas armar que lhes restarão serão o rosário e o sinal deixado pelo meu Filho. Todo dia recite as orações do rosário. Com ele, reza pelo Papa, pelos bispos e pelos sacerdotes”.

“Reze muito as orações do rosário. Só eu ainda posso salvar-vos das calamidades que se aproximam. Aqueles que colocam sua confiança em mim se salvarão”.

A Virgem do Rosário de São Nicolas

Em uma das últimas aparições reconhecidas pela Igreja, que aconteceu em 1983 na Argentina, Nossa Senhora voltou a revelar-se como a Virgem do Rosário. Entre o conjunto de mensagens, afirmou:

“O santo rosário é a arma mais temida pelo inimigo. É a arma que o o inimigo treme, o refúgio para aqueles que buscam alívio e a porta para entrar em meu coração”. (Fonte.:https://pt.churchpop.com/)

Rezar o rosário todos os dias pode mudar o mundo!

O poderoso significado por trás dos nomes dos 3 Arcanjos e 7 coisas sobre os arcanjos

O poderoso significado por trás dos nomes dos 3 Arcanjos


Você já se perguntou alguma vez o que significa o nome dos 3 Arcanjos?

Neste 29 de setembro, dia em que se comemora a Festa deles, vamos te falar o incrível e poderoso significado por trás de cada um dos nomes:

O que significa Miguel: 

Miguel quer dizer “Quem como Deus?”

Ele é um dos principais anjos. Seu nome é um grito de guerra; escudo e arma na luta contra o inimigo.

O que significa Rafael:

Rafael é um “Cura de Deus”.

Ele é amigo dos peregrinos e médico dos doentes, tanto física como espiritualmente.

O que significa Gabriel:

Gabriel remete à “Força de Deus”.

Ele teve uma das mais importantes missões: anunciar a Virgem Maria que ela seria a Mãe do Messias.

Santos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, rogai por nós!

7 coisas sobre os arcanjos Gabriel, Rafael e Miguel que talvez você não saiba

Você conhece os três arcanjos apresentados nas sagradas escrituras? Confira sete coisas que talvez você sabia sobre São Miguel, São Rafael e São Gabriel:

1. São os mais próximos aos humanos

Desde Pseudo-Dionisio, Padre da Igreja do século VI, está acostumado a se enumerar três hierarquias de anjos. Na primeira estão os Serafins, Querubins e Tronos. Depois vem as Dominações, Virtudes e Potestades. Enquanto que na terceira hierarquia estão os Principados, Arcanjos e Anjos. Estes últimos são os que estão mais próximos às necessidades dos seres humanos.

2. São mensageiros de anúncios importantes

A palavra Arcanjo provém das palavras gregas “Arc” que significa “principal” e “anjo” que é “mensageiro de Deus”. Vejamos o que diz São Gregório Magno:

“Deveis saber que a palavra ‘Anjo’ designa uma função, não uma natureza. Na verdade, aqueles santos espíritos da pátria celeste são sempre espíritos, mas nem sempre se podem chamar Anjos. Só são Anjos quando exercem a função de mensageiros. Os que transmitem mensagens de menor importância chamam-se Anjos; os que transmitem mensagens de maior transcendência chamam-se Arcanjos.”

3. Existem sete Arcanjos segundo a Bíblia

No livro do Tobias (12,15), São Rafael se apresenta como “um dos sete anjos que estão diante da glória do Senhor e têm acesso a sua presença”. Enquanto que no livro do Apocalipse (8,2), São João descreve: “vi os sete Anjos que estavam diante de Deus, e eles receberam sete trombetas”. Por estas duas citações bíblicas, afirma-se que são sete Arcanjos.

4. Somente conhecemos três nomes

A Bíblia somente menciona o nome de três Arcanjos: Miguel, Rafael e Gabriel. Os outros nomes (Uriel, Barachiel ou Baraquiel, Jehudiel, Saeltiel) aparecem em livros apócrifos de Enoc, o quarto livro do Esdras e em literatura rabínica. Entretanto, a Igreja somente reconhece os três nomes que estão nas Sagradas Escrituras. Os outros podem servir como referência, mas não são doutrina.

5.  Gabriel significa “a força de Deus”

No Antigo Testamento, São Gabriel Arcanjo aparece no livro sagrado de Daniel explicando ao profeta uma visão do carneiro e o cabrito (Det. 8), assim como instruindo-o nas coisas futuras (Det. 9,21-27).  Nos Evangelhos, São Lucas (1,11-20) o menciona anunciando a Zacarias o nascimento de São João Batista e à Maria (Lucas 1,26-38) que conceberia e daria a luz Jesus.

São Gabriel Arcanjo é conhecido como o “anjo mensageiro”, representado com uma vara perfumada de açucena e é padroeiro das comunicações e dos comunicadores, pois através da Anunciação trouxe ao mundo a mais bela notícia

6. Rafael em hebreu é “Deus cura”

O único livro sagrado que menciona São Rafael Arcanjo é o de Tobias e figura em vários capítulos. Ali se lê que Deus envia este Arcanjo para que acompanhe a Tobias em uma viagem, na qual se casou com Sara.

Da mesma maneira, São Rafael indicou a Tobias como devolver a visão ao seu pai. Por esta razão é invocado para afastar doenças e conseguir terminar bem as viagens.

7. Miguel significa “Quem como Deus”

O nome do Arcanjo Miguel vem do hebreu “Mija-El” que significa “Quem como Deus ” e que, segundo a tradição, foi o grito de guerra em defesa dos direitos de Deus quando Lúcifer se opôs aos planos salvíficos e de amor do Criador.

A Igreja Católica teve sempre uma grande devoção ao Arcanjo São Miguel, especialmente a fim de pedir-lhe que nos liberte dos ataques do demônio e dos espíritos infernais. Costuma ser representado com a roupa de guerreiro ou soldado centurião pondo seu calcanhar sobre a cabeça do inimigo.

fonte.: https://pt.churchpop.com/



Nossa Senhora do Rosário

 

O profundo significado espiritual e histórico de Nossa Senhora do Rosário



Nossa Senhora do Rosário


A festa litúrgica celebrada em 7 de outubro tem raízes na proteção de Maria diante de árduos desafios para a civilização cristã

Nossa Senhora do Rosário é o título mariano relacionado com a própria história do Santo Rosário: em 1214, na igreja do mosteiro francês de Prouille, a Santíssima Virgem Maria apareceu para o frade dominicano São Domingos de Gusmão e lhe confiou essa forma de oração contemplativa que foi depois se espalhando magnificamente mundo afora.

O título também se relaciona com as aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, em Portugal. Ela se identificou para as crianças como “a Senhora do Rosário”. Na sua mensagem apresentada em Fátima, Nossa Senhora insiste nos pedidos de oração, nomeadamente na oração do Santo Rosário.

A revelação do Santo Rosário a São Domingos de Gusmão

Andreas F. Borchert | Wikipedia

São Domingos de Gusmão é o fundador da Ordem dos Pregadores, cujos membros são conhecidos como os frades dominicanos. Em 1214, ele estava na cidade francesa de Toulouse quando Nossa Senhora lhe apareceu enquanto ele orava e fazia penitência já havia três dias e três noites pelos pecados da humanidade. Maria lhe disse então:

“Sabes, meu querido Domingos, de que arma a Santíssima Trindade se serviu para reformar o mundo?”

Ele respondeu:

“Ó Senhora! Vós o sabeis melhor que eu, porque, depois de vosso Filho, Jesus Cristo, fostes o principal instrumento de nossa Salvação”.

Nossa Senhora prosseguiu:

“Sabe que a peça principal foi a saudação angélica, fundamento do Novo Testamento. Se queres, portanto, ganhar esses corações endurecidos para Deus, reza o meu saltério”.

A expansão da devoção do Santo Rosário

Depois dessa aparição, Domingos entrou na catedral de Toulouse para falar aos fiéis, enquanto os sinos tocavam sem nenhuma intervenção humana. Quando o santo começou a pregar, desataram-se tremores de terra e uma enorme tormenta, com terríveis trovões e poderosos relâmpagos. Uma imagem de Nossa Senhora levantou três vezes os braços para pedir a Deus justiça pelos que não se arrependessem e não recorressem à sua proteção. São Domingos rezou então algumas das preces do Santo Rosário e a tormenta cessou.

Ele retomou serenamente a pregação e a fez com tamanho ardor que os cidadãos quase todos aderiram à devoção do Santo Rosário, percebendo-se nos tempos seguintes uma conversão substancial de vida entre as pessoas, de acordo com o relato dos livros “São Domingos de Gusmão e a origem do Santo Rosário” (Apostolado do Oratório, 07-10-2013) e “A história do Santo Rosário” (Opus Dei, 07-10-2017).

O próprio São Domingos se tornou o grande propagador dessa devoção mariana no início do século XIII, a ponto de que a Igreja lhe conferiu o título de “Apóstolo do Santo Rosário“.

Uma oração capaz de converter quem se afastou da fé católica

Havia na época uma complexa variedade de heresias que desviavam os fiéis da Igreja, em especial as dos albingenses, que cresciam vertiginosamente na França. Pouco foi conseguido pelos missionários enviados pelo Papa a fim de combater as heresias.

São Domingos, no entanto, as combatia mediante a oração do Rosário da Virgem Maria. Com a criação da sua ordem religiosa e com a persistência na oração do Rosário, São Domingos pedia a intercessão de Nossa Senhora para converter os hereges, uma árdua conquista que foi sendo obtida com o passar dos anos.

A festa litúrgica de Nossa Senhora do Rosário

Paolo Veronese

Em 1572, o Papa Pio V instituiu a festa de Nossa Senhora da Vitória para celebrar o triunfo dos cristãos na Batalha de Lepanto, em que foram derrotados os invasores otomanos. Essa épica vitória foi atribuída à intercessão da Virgem Maria, porque havia sido feita uma procissão do Rosário naquele mesmo dia em plena Praça de São Pedro, em súplica de ajuda para a Liga Santa naquela batalha decisiva travada em terras europeias.

Em 1573, Papa Gregório XIII mudou o título da comemoração para Festa do Santo Rosário. O Papa Clemente XII estendeu esta festa a toda a Igreja Católica.

As reformas do Concílio Vaticano II renomearam a festa para Nossa Senhora do Rosário.

Trata-se de uma memória universal celebrada em 7 de outubro, a data da vitória na Batalha de Lepanto.

Comunhão Espiritual

 

Comunhão Espiritual  

Santo Afonso Maria de Ligório

 

Os meum aperui, et attraxi spiritum
“Abri a minha boca, e atraí o alento” (Ps. 118, 131).

A comunhão espiritual consiste num desejo ardente

de receber Jesus sacramentalmente e num amoroso amplexo, como se fosse recebido realmente. Esta devoção é um meio eficacíssimo para chegar à perfeição e ao mesmo tempo é uma devoção facílima, porque pode ser praticada todos os dias, por todos, e quantas vezes se quiser, sem ser vista ou observada por pessoa alguma. Pratica-a, pois, com frequência, em particular, na oração mental, na visita ao Santíssimo Sacramento e na assistência à Missa à hora da comunhão do sacerdote.


I. Segundo Santo Tomás, a comunhão espiritual consiste num 
desejo ardente de receber Jesus Cristo sacramentalmente e num amplexo amoroso, como se já fora recebido. O santo Concílio de Trento louva muito a comunhão espiritual e convida

todos os fiéis a que a ponham em prática. E Deus mesmo, repetidas vezes, tem dado a entender às almas devotas quanto Lhe agrada esta devoção.


Um dia apareceu Jesus a Soror Paula Maresca, fundadora do 
convento de Santa Catarina de Sena em Nápoles, e mostrou-lhe dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que o no primeiro guardava as suas comunhões sacramentais e no segundo as espirituais. Em outra ocasião disse o Senhor

também à Venerável Joana da Cruz que, sempre que comumgava espiritualmente, concedia-lhe uma graça semelhante à que lhe dava na comunhão sacramental. 

Mais tocante é o que um autor fidedigno (1) refere de outro servo de Deus. 

Quando este fazia na missa a comunhão espiritual, sentira a partícula consagrada levar-se-lhe aos lábios e experimentava na alma uma doçura indizível, querendo o Senhor recompensar desta forma o desejo de seu bom Servo.

Por isso todas as almas devotas costumam praticar com frequência o santo exercício da comunhão espiritual. A Bem-aventurada Angela da Cruz, dominicana, chegou a dizer que, se o confessor não lhe tivesse ensinado este modo de comungar, não teria podido viver. Fazia cem comunhões espirituais durante o dia, e outras cem durante a noite. 

Nem é de admirar, pois que este modo de comungar, sobre ser uma devoção muito proveitosa, é também facílimo e pode ser praticado cada dia por todos, e quantas vezes se quiser.

 A já mencionada Joana da Cruz exclamava: “Ó meu Senhor, que bela maneira  de  comungar  é  essa!  Sem ser  vista  por ninguém, sem ter de dar conta a meu diretor espiritual, sem dependência de ninguém senão de Vós, que alimentais minha alma na solidão e lhe falais ao coração!”

II. Procura fazer com frequência a comunhão espiritual; tanto mais que ela é também um meio valiosíssimo para dispor a alma a fazer com mais fruto a comunhão sacramental. Por isso, nas tuas visitas ao Santíssimo Sacramento, na tua oração mental, em cada missa que ouvires, no momento da comunhão do celebrante, faze a comunhão espiritual.

Faze então um ato de fé, crendo firmemente que na Eucaristia está o corpo, o sangue, a alma e a divindade de Jesus Cristo, tão vivo como está no céu. Faze também um ato de amor, unido ao arrependimento dos teus pecados; e em seguida um ato de desejo, convidando Jesus Cristo a entrar em tua alma afim de a fazer toda sua. Agradece-lhe, afinal, como se já o tivesses recebido. 

Para que essas comunhões espirituais te sejam mais proveitosas, une-as aquelas que fizeram todos os santos e em particular a tua querida Mãe Maria. Quantos frutos colherás desta forma para tua alma! 

Representa-te que cada uma de tuas comunhões será uma pedra preciosa que ornará a tua coroa no céu.

Ó meu Redentor amabilíssimo, agradeço-Vos o me haverdes ensinado este grande meio de santificação e com o vosso auxilio quero aproveitá-lo sempre, a começar pelo dia de hoje. Sim, meu Jesus, creio que estais presente no Santíssimo Sacramento.

Amo-Vos sobre todas as coisas e desejo possuir-Vos em minha alma. Visto que não posso agora receber-Vos sacramentalmente, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração. Abraço-Vos, como se já tivesses vindo, e me uno inteiramente a Vós; não permitais que jamais me aparte de Vós.

Ó Maria, vós que tanto desejais ver vosso Filho amado de todos, se me amais, eis aí a graça que vos peço e que me haveis de alcançar: obtende-me um grande amor a Jesus. Obtende-me também um grande amor a vós, que sois a criatura mais amante, a mais amável e a mais amada de Deus. 

O amor para convosco é uma graça que Deus não concede senão a quem deseja salvar. 


(1) P. J. Bider O. P.

Santo Afonso Maria de Ligório in 'Meditações: Para todos 
os Dias e Festas do Ano' (Tomo III) Fonte.:https://osegredodorosario.blogspot.com/

 







Nossa Senhora.

 

Como rezar o Terço das Sete Dores de Nossa Senhora e as promessas que ele traz



Você já rezou o Terço das Sete Dores de Nossa Senhora? É muito poderoso!

A oração data da Idade Média, mas Nossa Senhora de Kibeho o reintroduziu para a vidente Marie-Claire Mukangango em Kibeho, Ruanda, nos anos 1980.

A mensagem de Nossa Senhora para Marie-focava em uma “chamada urgente ao arrependimento”: “Arrepender, arrepender, arrepender!” Converta-se enquanto há tempo”.

Muitas graças foram alcançadas graças a esta devoção, no entanto, ele não substitui o terço mariano tradicional. Nossa Senhora pede aos fiéis que rezem o Terço das Sete Dores de Nossa Senhora às terças e sextas.

Como rezar:

Sinal da Cruz. Oração Introdutória: Ó Deus e Senhor meu, eu vos ofereço este Terço para a Vossa glória, para que sirva para honrar a Vossa Santa Mãe, a Virgem Maria, e para que eu a possa compartilhar e meditar os seus sofrimentos. Humildemente eu vos peço: concedei-me o arrependimento verdadeiro de meus pecados e dai-me a sabedoria e a humildade necessárias para que eu receba todas as indulgências concedidas por essas orações.

Ato de Contrição: Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu: por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos ter ofendido; pesa-me também de ter perdido o Céu e merecido o Inferno; e proponho firmemente, ajudado com o auxílio da Vossa divina graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia. 3x Ave Maria.

1) Mistério da Primeira Dor de Maria: a profecia de Simeão

Ó Mãe de Misericórdia, lembrai-nos sempre das dores de vosso filho, Jesus Cristo. Pai Nosso. 7x Ave Maria.

2) Mistério da Segunda Dor de Maria: a fuga para o Egito

Ó Mãe de Misericórdia, lembrai-nos sempre das dores de vosso filho, Jesus Cristo. Pai Nosso. 7x Ave Maria.

3) Mistério da Terceira Dor de Maria: a perda de Jesus no Templo

Ó Mãe de Misericórdia, lembrai-nos sempre das dores de vosso filho, Jesus Cristo. Pai Nosso. 7x Ave Maria.

4) Mistério da Quarta Dor de Maria: o encontro com Jesus a caminho do Calvário

Ó Mãe de Misericórdia, lembrai-nos sempre das dores de vosso filho, Jesus Cristo. Pai Nosso. 7x Ave Maria.

5) Mistério da Quinta Dor de Maria: aos pés da cruz

Ó Mãe de Misericórdia, lembrai-nos sempre das dores de vosso filho, Jesus Cristo. Pai Nosso. 7x Ave Maria.

6) Mistério da Sexta Dor de Maria: a Virgem Dolorosa recebe o corpo de Jesus em seus braços

Ó Mãe de Misericórdia, lembrai-nos sempre das dores de vosso filho, Jesus Cristo. Pai Nosso. 7x Ave Maria.

7) Mistério da Sétima Dor de Maria: Jesus é sepultado

Ó Mãe de Misericórdia, lembrai-nos sempre das dores de vosso filho, Jesus Cristo. Pai Nosso. 7x Ave Maria.

Oração Final: Ó Rainha dos Mártires, vosso coração muito sofreu. Eu vos imploro pelo mérito das lágrimas que chorastes durante esses períodos tristes e terríveis, que concedeis a mim e a todos os pecadores do mundo a graça de nos arrependermos sincera e verdadeiramente. Amém.

3x: Ó Maria, que foi concebida sem pecado e sofreu por todos nós, rogai por nós!

Estas são as promessas para aqueles que rezam o Terço das Sete Dores de Nossa Senhora, segundo as visões de Marie Claire:

1) Com a recitação do Terço das Sete Dores de Nossa Senhora, o mais duro dos corações mudará, se você rezar por si e pelos outros.

2) Pela recitação do Terço das Sete Dores de Nossa Senhora, você será liberto das obsessões e vícios.

3) Este terço, quando é rezado com o coração, obterá o verdadeiro arrependimento dos pecados e a libertação da alma da culpa e do remorso.

4) Para aqueles que rezarem com frequência, especialmente como recomendado por Nossa Senhora a Marie Claire, às terças e sextas, obterão um claro entendimento de suas fraquezas, falhas que os levam ao pecado e coisas na personalidade que na verdade não fazem parte da personalidade da pessoa para, assim, mudar.

5) Obterá o que pedir por este terço, rezando-o de coração.

6) Mais do que nunca, o mundo necessita do Terço das Sete Dores de Nossa Senhora.

Nossa Senhora das Dores, lembrai-nos sempre das dores do Teu Filho Jesus!

Fonte.: https://pt.churchpop.com/

Escatologia

 

O que todo católico deve saber sobre as “4 últimas coisas”; sua alma depende disso!

Algum dia você irá morrer; mas a sua alma viverá para sempre. Você sabe o que acontecerá?

A visão católica da vida após a morte pode ser um pouco complicada, mas a tradição resume em “4 últimas coisas”.

E aqui está o que você precisa saber sobre elas:

1) Morte

A não ser que a segunda vinda de Cristo ocorra durante a sua vida, você morrerá. Ninguém sabe quando nem como isso acontecerá. Então é preciso estar preparado!

A morte é quando a alma se separa do corpo. Seu corpo começará a se decompor, mas sua alma viverá para sempre; e irá se reunir novamente com o corpo no tempo da ressurreição final.

Se a sua alma fica viva, para onde ela vai? Isso depende da segunda “coisa”.

2) Julgamento

Logo após a sua morte, você enfrentará um julgamento diante de Deus. Ele sabe todas as coisa sobre você: o bem, o mal, tudo o que você fez.

Deus é o perfeito juiz, então não é necessário temer se seu julgamento será justo ou injusto. Ele irá determinar se você passará a eternidade no Céu ou o no Inferno. Você está vivendo de forma a se preparar para este julgamento?

3) Céu

É para onde você quer ir, obviamente. O Céu é o ‘lugar’ (estado da alma) da eterna união amorosa com Deus, a fonte de todo o bem e toda a beleza, lá, Ele preencherá totalmente todos os corações.

E como ir para lá? É preciso morrer em estado de graça, mediante o sacramento da Confissão.

Então se você está se perguntando se o Purgatório se encaixa aqui, quase. O Purgatório é um ‘lugar’ onde as almas que foram salvas são purificadas temporariamente por ainda terem penas a pagar e se prepararem para entrar no Paraíso. O Purgatório não é uma das últimas 4 coisas porque não é um estado final em si mesmo.

4) Inferno

Este é o lugar para onde você não deve querer ir, de jeito nenhum.

O Inferno é o ‘lugar’ (estado da alma) de eterna separação de Deus e de punição pelos nossos pecados. As pessoas que morrem em estado de pecado mortal ou com a culpa original vão para lá.

É tradicionalmente conhecido que existem possivelmente dois tipos de punições no Inferno. A primeira é chamada poena damni, ou punição dos condenados, que é a dor do desespero de saber que perdeu a oportunidade de estar eternamente com Deus no Céu. A segunda é conhecida como poena sensus, ou punição dos sentidos, que é um tormento eterno de fogo na proporção dos nossos pecados.

Como você deve viver na luz dessas “4 últimas coisas”?

Seguindo a Cristo! Arrependendo-se dos seus pecados. Indo para a Missa! Recebendo os sacramentos da Igreja frequentemente. Apenas sob a graça de Deus, por meio de Jesus Cristo, podemos enfrentar a morte e o julgamento, ganhando o Céu ou o Inferno.

Que Deus nos ajude!

Fonte.: https://pt.churchpop.com/

O milagre eucarístico de Avignon

A confraria dos Pénitents gris de Avignon teve por fundador Luís VIII, pai de São Luís IX. Ela tem a sua sede na capela da Santa Cruz, chamada dos Pénitents gris.

O Santíssimo Sacramento está aí exposto noite e dia, desde 14 de setembro de 1226.

A cidade de Avignon está situada a algumas centenas de metros da confluência dos rios Rhône e Durance, e é atravessada por um de seus afluentes, o Sorgue.

Em 1433, chuvas torrenciais fizeram transbordar os três rios, que inundaram as partes baixas da cidade. A água entrou na capela dos Pénitents gris, que fica às margens do Sorgue.

A  inundação tomou tais proporções durante a noite, que na manhã seguinte os superiores da Ordem, temendo que a água atingisse o trono onde estava exposto o Santíssimo Sacramento, tomaram uma canoa e foram até a capela.

Qual não foi a sua surpresa quando, depois de aberta a porta, constataram que as águas, à semelhança do Mar Vermelho e do Jordão, se mantinham à direita e à esquerda, elevadas como grandes paredes, deixando absolutamente livre e seca a passagem que conduzia ao altar.


O prodígio lhes pareceu ainda maior quando, chegados ao altar, que fica ao nível do piso da capela, sem degraus, viram em volta tudo igualmente seco.


As águas se levantavam ao longo das paredes como verdadeiras tapeçarias, formando arcobotantes no alto, como uma espécie de teto. 

Assim diz o antigo relato conservado nos arquivos da confraria.


Os dois frades, depois de terem adorado o Autor desse prodígio, se apressaram em comunicá-lo aos outros confrades.


Vieram doze, e todos juntos foram chamar quatro frades menores da Ordem de São Francisco, dos quais três eram doutores em Teologia.

A água se mantinha no meio do banco que fica ao longo do adro da capela, de maneira a deixar uma parte inteiramente seca.
Para comemorar o milagre, celebra-se todos os anos com solenidade a festa no dia 30 de novembro, dia de Santo André.

Pela manhã, todos os membros da confraria vão à comunhão percorrendo de joelhos até a mesa da comunhão o caminho sagrado preservado milagrosamente pelas águas.
Na véspera o pregador relembra o milagre, e o cântico "Cantemus Domino", que foi entoado por Moisés depois da passagem do Mar Vermelho, precede a adoração e a bênção do Santíssimo Sacramento.

(Fonte: "Vie des Saints" - Bonne Presse, Paris)

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