A identidade carismática anseia por guardiões fortalecidos e abertos à transformação de vida que a experiência com Deus oferece. Para isso, 7 passos são indispensáveis na missão e no caminho de todo carismático.
Afinal, a experiência de encontro com Jesus, não diminui a necessidade de colocar-se em um caminho de discipulado. Sendo assim, transformação de vida, conversão de mentalidade e luta para viver a santidade são um itinerário constante.
Contudo, algumas práticas podem auxiliar nesse processo de transformação de vida. Para bem vivê-las, é preciso construir uma sadia rotina em que a prioridade seja o relacionamento com Deus e o crescimento da vida na graça.
Venha conhecer e mergulhar neste caminho de conversão profunda e adesão à identidade que Jesus nos propõe.
#1 Busque uma vida Sacramental
A vida sacramental é vivida no encontro com o corpo de Cristo e na reconciliação com Ele. Na eucaristia o homem se aproxima da graça de Deus e tem a vida intimamente transformada. Neste milagre de amor, Deus Uno e Trino une-se à fraqueza humana moldando-na para a vida segundo a Sua vontade.
A Eucaristia também toca o coração, casa das nossas decisões, e assim, conduz o homem a aderir mais e mais a vida que Cristo expressa. Cada dia em que vivemos o encontro com Jesus eucarístico, mais dele passamos a expressar no mundo e nas nossas ações.
Além disso, Jesus também é encontrado no Sacramento da Reconciliação. A confissão é o momento onde o perdão purifica nossas decisões e o coração passa a ser humanizado pela misericórdia.
#2 Estude a Palavra para transformação de vida
Para nós, a Palavra de Deus é a fonte de toda decisão humana. É o ponto de partida dos valores e da moral que expressamos, mas também é lugar de consolo, direção, exortação e oração.
Por meio da Palavra, somos formados na verdade para a qual Deus nos pensou, a fé é firmada em terreno fértil e as dificuldades vividas ganham nela seu sentido de conformação a Cristo e adesão ao seu caminho de cruz e ressurreição. A transformação de vida surge à medida que a Palavra é vivida e encarnada.
Leia também: A Importância da Lectio Divina
#3 Cultive a Oração pessoal
A oração pessoal é caminho de escuta da vontade de Deus. Vontade que transforma nossa vida e nos aproxima da realização plena.
A oração é dom de Deus, aliança de Deus com o homem, e via de comunhão do homem com Deus. Pela oração pessoal o homem põe-se à procura de Deus, ao mesmo tempo em que Deus é o primeiro a chamá-lo ao relacionamento íntimo.
São João Damasceno afirma que a “oração é a elevação da alma a Deus”; nesta elevação, somos transformados e refeitos à imagem e semelhança de Deus.
#4 Leia sobre a transformação de vida dos santos
Tudo que vimos acima, forma o coração do homem para a santidade. Os santos são testemunhas de que a vida de Cristo pode ser vivida neste mundo.
Cultivar a leitura da biografia dos santos é uma forma de percebermos o quanto é possível – em cada tempo da história da humanidade – darmos um testemunho de santidade profundo e verdadeiro.Santidade que significa conformação à vontade de Deus, aos seus valores evangélicos e a vivência das virtudes. Por isso, ler a vida dos santos é aproximar-se desses testemunhos e animar o coração para a vivência da santidade.
#5 Busque a Formação
A formação do ser é uma tarefa para toda vida. Precisamos da formação como forma de educar nosso juízo moral e construir uma consciência cristã reta e verdadeira.
Buscar formação é moldar a vida e transformá-la para as virtudes. É preservar o coração e a mente dos enganos deste mundo.
Mesmo marcados pela fraqueza, fruto do pecado original, a formação é o instrumento que garante aos filhos de Deus a liberdade e a paz interior. Sendo assim, diante de um mundo contraditório e de valores humanos cada vez mais desfeitos, o coração bem formado por Deus saberá onde apoiar-se.
#6 Participe de um Grupo de Oração
Participar de um Grupo de Oração transforma a nossa vida profundamente porque nos impulsiona a vida fraterna. O Grupo de Oração é a experiência concreta do esquecimento de si e da partilha de vida e bens.
Viver o Grupo de Oração é uma maneira de reconhecer que ninguém caminha sozinho na busca pela santidade e de que não precisamos sofrer solitários.
Portanto, é por meio desta Célula fundamental da RCC que o Senhor concedeu-nos bons amigos e irmãos que nos ajudam a vencer os desafios e que também celebram conosco as alegrias como guardiões da identidade carismática.
#7 Cultive os dons do Espírito
Os dons do Espírito são os inflamadores da identidade carismática e transformam a nossa vida porque nos conduzem à sabedoria, ao discernimento e à oração.
Buscar os dons e viver inspirados por eles é uma forma de concretizar todos os 6 pontos anteriores. Desse modo, permitir com que cada passo indispensável gere seus frutos de mudança de vida em nós. Afinal, os dons do Espírito fomentam a vida carismática e impulsionam o coração a abandonar-se na graça de Deus.
Quer aprofundar mais estes passos? Adquira o livro “Orientações para núcleos de grupo de oração”
A identidade carismática anseia por guardiões fortalecidos e abertos à transformação de vida que a experiência com Deus oferece. Para isso, 7 passos são indispensáveis na missão e no caminho de todo carismático.
Afinal, a experiência de encontro com Jesus, não diminui a necessidade de colocar-se em um caminho de discipulado. Sendo assim, transformação de vida, conversão de mentalidade e de luta para viver a santidade são um intinerário constante.
Contudo, algumas práticas podem auxiliar nesse processo de transformação de vida. Para bem vivê-las, é preciso construir uma sadia rotina onde a prioridade seja o relacionamento com Deus e o crescimento da vida na graça.
Conheça-as e mergulhe neste caminho de conversão profunda e adesão à identidade que Jesus nos propõe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário