As consequências da fé



Crer em Deus, e amá-lo com todo o coração, tem consequências para toda a nossa vida.
A fé nos leva a conhecer a grandeza e a majestade de Deus.
“Deus é grande demais para que o possamos conhecer” 
(Jó 36,26). É por isso que Deus deve ser o primeiro a ser 
amado e servido. Amar a Deus sobre todas as coisas, manda 
o Primeiro Mandamento.
A fé nos leva a viver em ação de graças. Se Deus é o 
Único, tudo o que somos e possuímos vem dele:
“Que é que possuis, que não tenhas recebido?” (1 Cor 4,7).
“Como retribuirei ao Senhor todo o bem que me fez?”(Sl 115,3).
A fé nos leva também a conhecer a unidade e a dignidade de 
todos os homens. Todos eles foram criados “à imagem e 
semelhança de Deus” (Gn 1,27), são filhos do mesmo Deus e irmãos.
A fé nos leva a usar corretamente das coisas criadas. Nos leva 
a usar de tudo na medida em que isso nos aproxima de Deus, 
e a desapegar-nos das coisas, na medida em que nos desviam dele. 
Dizia São Nicolau de Flue:
“Meu Senhor e meu Deus, tirai-me tudo o que me afasta de vós.
Meu Senhor e meu Deus, dai-me tudo o que me aproxima de vós.
Meu Senhor e meu Deus, desprendei-me de mim mesmo para 
doar-me por inteiro a vós” (Oração).
A fé nos leva a confiar em Deus em qualquer circunstância, mesmo
 na adversidade. Santa Teresa de Jesus exprime-o de maneira admirável 
nesta oração:
“Nada te perturbe, nada te assuste. 
Tudo passa, Deus não muda. 
A paciência tudo alcança. 
Quem a Deus tem nada lhe falta. 
Só Deus basta.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ano A - Mateus 9,9-13

  S ÃO MATEUS APÓSTOLO E EVANGELISTA Festa – Correspondência de São Mateus à chamada do Senhor. A nossa correspondência. – A alegria da voca...