A nova vida em Cristo


A festa da Sagrada Família mostra que, a partir de Cristo, os homens necessariamente convivem. Ninguém esta a sós, nem é apenas individual. Em primeiro lugar cada um é apresentado ao Senhor, para significar que vive para Deus, como seu principio e fim. Nele tem sua plenitude. Passara sua vida inteira estreitando seus laços com Ele, até que possa dizer como São Paulo, que seu viver é Cristo.
Em segundo lugar, dentro da Igreja, cada um esta rodeado de pessoas piedosas. Sente a solidariedade da fé. São Lucas nos apresenta no Evangelho deste domingo (28/12), dois modelos: o velho Simeão, feliz por ter podido ver o rosto do Salvador. Não lhe falta mais nada. Cumpriu a sua missão na terra. Pode partir em paz. O segundo modelo é Ana, tb idosa mas viúva. Sua vida desenvolveu, primeiramente com o marido mostrando que o homem necessariamente convive em família, e depois no Templo a serviço de Deus. Obteve por isso a graça de encontrar pessoalmente o Menino Jesus, como divisor das águas da humanidade, anunciando o inicio de uma nova era.
São Lucas no Evangelho deste domingo (28/12) conclui a apresentação de Jesus no Templo com a reverencia de sua volta a Nazaré. Aponta quatro características que deve marcar todos aqueles que crê no Senhor Jesus: crescimento, fortificação, sabedoria e graça. Em outras palavras, o cristão nunca esta pronto. Deve desenvolver suas dimensões humanas e cristã, tornar-se cada vez mais forte na fé, esperança e caridade, buscar a sabedoria humana e divina e crescer na graça, até atingir a plenitude de Cristo.   (Dom Tadeus Grings).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ano A - Mateus 9,9-13

  S ÃO MATEUS APÓSTOLO E EVANGELISTA Festa – Correspondência de São Mateus à chamada do Senhor. A nossa correspondência. – A alegria da voca...