Francisco pediu que Maria ajude o homem a viver as surpresas de Deus, ser fiel a Ele e saber agradecê-Lo
Papa Francisco celebrou neste domingo, 13, a Santa Missa no Vaticano por ocasião da Jornada Mariana que começou ontem, 12. A reflexão central do Santo Padre girou em torno de três realidades: Deus surpreende, Deus pede fidelidade e Deus é a força do ser humano.
A Missa contou com a presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima, a mesma que é venerada na Capelinha das Aparições, em Portugal. Olhando para Maria, Francisco destacou que Deus surpreende o ser humano justamente na pobreza, na fraqueza, pedindo somente que sigam a sua Palavra e confiem Nele. O Santo Padre explicou que esta foi justamente a experiência de Maria quando Deus a escolheu para trazer seu Filho ao mundo.
“Eu me deixo surpreender por Deus, como fez Maria, ou me fecho nas minhas seguranças, seguranças materiais, seguranças intelectuais, seguranças ideológicas, segurança dos meus projetos? Deixo verdadeiramente Deus entrar na minha vida?”, questionou o Papa aos presentes.
Francisco ressaltou então que Deus dá o seu amor, mas pede fidelidade. Ele lembrou que muitas vezes é fácil dizer um “sim”, mas depois não se repete esse “sim” a cada dia, não se permanece fiel.
“Deus nos pede para sermos fiéis, todos os dias, nas ações cotidianas e acrescenta que, mesmo se às vezes não lhe somos fiéis, Ele é sempre fiel e com a sua misericórdia não se cansa de nos estender a mão para nos levantar, nos encorajar a retomar o caminho e retornar a Ele”.
Com relação ao terceiro aspecto – Deus é a força do homem – o Papa falou da necessidade de saber agradecer a Deus. Ele lembrou que após a Anunciação, Maria teve palavras de louvor e agradecimento a Deus.
O Papa pediu a intercessão de Nossa Senhora a fim de que se possa viver essas realidades. “Maria nos ajude a deixar-nos surpreender por Deus sem resistências, a ser fiéis a cada dia e a louvá-Lo e agradecê-Lo porque é Ele a nossa força”.
Ao final da Missa, o Papa leu o Ato de Consagração a Nossa Senhora de Fátima.
(Jéssica Marçal, com Rádio Vaticano - Da Redação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário